sexta-feira, 5 de junho de 2009

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA


As pessoas me perguntam:
- Como ter o delicioso gosto pela Leitura ?
Essa é uma pergunta com duas respostas!

Digo logo que a primeira e mais importante delas diz respeito unicamente aos olhos do próprio leitor. Sim, pois os olhos que estão lendo estão também funcionando como duas agulhas de tricô. Eles se unem à alma e passam a tricotar e bordar todos os tipos de riquezas. Riquezas da alma. Essas são tão importantes, que sem elas é impossível suportar e superar qualquer pobreza material. Mas os olhos do corpo são também os olhos da alma. E, como sabemos, toda alma chora, toda alma ri, gargalha e fantasia. Toda alma tem fome. Mas não fome de arroz, feijão, carne. Esses alimentos são para a fome do corpo. A alma precisa de outro tipo de alimento: desejo, sonho, amor. Talvez até um pouco de dor. Todos esses são importantes alimentos pra alma. Mas qual será o mais importante?

As pessoas dizem que o Criador, para aliviar a fome dos corpos das pessoas, multiplicou o Pão. O Pão deve ser o mais importante e nutritivo alimento para o corpo. Mas para a alma, o mais importante é a Palavra.

Palavra dita. Palavra ouvida. Palavra lida.
Os escritos nada mais são do que ‘hiper-ultra-super-mercados’ de palavras. Palavras de todos os tamanhos, pesos, cores e sabores.

Temos então respondido a primeira pergunta: para desfrutar o hábito da leitura é necessário ter olhos. Olhos na alma. Infelizmente muitas almas são cegas. Habitam um mundo de escuridão. E nele adormecem, alienadas. Apenas o corpo vive, envelhece e carece.

Eis a segunda resposta: é preciso ter uma alma. Uma alma viva, rica, cheia, colorida. Uma alma criança que saiba rir, brincar, criar e multiplicar as palavras!
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário